sexta-feira, 1 de junho de 2018

Selos Franceses de Maio

Estas são as emissões filatélicas lançadas pelos Correios de França - La Poste no mês de Maio. No dia 22 emitiram o selo "Europa 2018", cujo tema deste ano é "Pontes", e que mostra duas pontes sobre o Rio Reno que ligam as cidades francesa de Strasbourg e Kehl, na Alemanha. A mais recente foi inaugurada em 2004, e é para peões e ciclistas, a "Passarela de Deux Rives", do Arquitecto Marc Mimram, e a "Ponte da Europa", de 1960, uma ponte rodoviária. Estas pontes significam a reconciliação entre estes dois países após a Segunda Guerra Mundial. É um trabalho artístico de Sandrine Chimbaud, segundo imagens de Yann Gautier/Naturimages, e Julien Kam/Naturimages.

A seguir mostro o bloco filatélico com dois selos, que celebra o "Bicentenário do Teatro Guignol des Champs Elysées", com as suas marionetas cómicas e satíricas, tão populares desde o século XVI aos nossos dias. Este é um trabalho de ilustração de Aline Zalko, e gravação de Pierre Albuisson.

No dia 27 de Maio celebra-se em França o "Dia Nacional da Resistência", e os Correios de França assinalaram esta data com o lançamento no dia 28 de um selo que representa o casal de resistentes Lucie e Raymond Aubrac, que lutaram contra a ocupação alemã, e que depois da guerra continuaram a sua luta pela emancipação dos povos das colónias. Este é um trabalho de design e gravação de Yves Beaujard. No dia 30 de maio, foi a vez de comemorarem os "70 Anos da Criação dos Capacetes Azuis das Nações Unidas", uma força militar que deve de intervir no quadro da prevenção de conflitos, no restabelecimento, imposição e consolidação da Paz. Mathilde Laurent criou este selo, segundo fotografia de Eskinder/Debebe, das Nações Unidas.

Para finalizar, mostro uma bonita peça de arte postal que recebi, uma excelente oferta da pintora e ilustradora de selos franceses Isy Ochoa, que autografou o sobrescrito, com dois selos da emissão "Cruz Vermelha Francesa", de sua autoria, posta a circular no dia 7 de Maio, a que dei notícia no dia 15. Fica também a imagem do postal que reproduz a obra "Lys à la fenêtre", de Isy Ochoa, de 2011.






Sem comentários:

Enviar um comentário