terça-feira, 27 de agosto de 2019

75 Anos da Libertação de Paris

A 25 de Agosto de 1944 o General de Gaulle proclamava no Hotel de Ville: «Paris! Paris outragé! Paris brisé! Paris martyrisé! Mais Paris libéré!». A 26 realizou-se o desfile triunfal das tropas a partir do Arco do Triunfo / Champs-Élysées até Notre-Dame, confirmando assim a libertação da capital francesa e o avanço das tropas aliadas até ao fim da Segunda Guerra Mundial. Os Correios de França - La Poste assinalaram este aniversário com o lançamento filatélico que divulgo hoje.

A emissão deste selo continua o tema da Segunda Guerra Mundial, com selos já emitidos e outros que vão surgir no futuro sobre a Libertação da França, sobre as figuras da Resistência e os monumentos que em todo o país relembram os anos da guerra. Este é um trabalho de design gráfico de Patte & Besset, baseado em fotografias de Pierre Jahan/Musée Carnavalet / Roger-Viollet/rabi fotolia. Foi emitida também uma carteira especial com uma folha/bloco com o selo, que mostro nas imagens.

Aproveito para mostrar a imagem da capa da revista dos Correios de França - La Poste, o número 83 de «Phil@poste», que traz a imagem do selo "Euromed Postal - Trajes do Mediterrâneo", selo emitido a 8 de Julho com trabalho artístico de Sabine Forget e grafismo de Mario Prudenté, baseado num desenho de Léo Lelée, da colecção do Museu Arlaten. A excelente publicação apresenta todas as emissões e materiais filatélicos e de coleccionismo que esta Administração Postal comercializa actualmente.




1 comentário: