terça-feira, 13 de agosto de 2019

Publicações recebidas - Agosto - I

Nesta primeira rubrica mensal das publicações recebidas do associativismo filatélico, nada melhor que começar com estas excelentes publicações em português. E a primeira é o «Boletim do Clube Filatélico de Portugal» nº 464, com esta bonita capa que mostra um detalhe de mapa de Goa, relacionado com o artigo dos irmãos Eduardo e Luís Barreiros, "Relatório da Inspecção dos Correios às Estações Postais de Goa". Estes filatelistas recebem mesmo um elogio e reconhecimento no editorial desta publicação, do Presidente Elder Correia, pelo seu excelente trabalho para a filatelia portuguesa e para as edições do Boletim.

Entre os vários e excelentes artigos que compõem a publicação do último trimestre, destaco: de Luís Frazão, "Vigo, um porto que servia a correspondência de e para o Porto"; "As Primeiras Marcas Postais de Diu", artigo de Bento Dias; "Correio Marítimo Militar dos USA. Portos Portugueses em marcas postais da Marinha de Guerra dos EUA (3)", de António Abreu; de Carlos Freire de Oliveira, "Código Europeu contra o Cancro (1ª parte)"; e de Joaquim Cortes, "Marcofilia, Carimbo do Posto de Correio do Cabo da Roca - O Ponto mais Ocidental da Europa".



Do Brasil chegou outra excelente publicação da filatelia e coleccionismo, o Boletim «FILACAP» nº 198, publicação impressa e órgão oficial da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista - SP, com este artigo na capa sobre a "História do Café" nos selos brasileiros, da autoria de Reinaldo Jacob. É uma publicação que apresenta um excelente trabalho de edição e produção do Prof. José Maurício do Prado, que nos dá regularmente textos de filatelia temática e da história postal de bons articulistas do coleccionismo brasileiro, assim como boas secções de novidades filatélicas do Brasil e do mundo, a Agenda & Notícias, e os anúncios.

Entre os vários artigos desta edição, destaco: de Agnaldo de Sousa Gabriel, "Os Libertadores da América", que embora tenha nome de torneio de futebol, o texto está relacionado com a maximafilia que apresenta as figuras que lideraram as independências da América Central e do Sul; do Dr. Roberto Aniche, "O Deficiente Físico na Filatelia - Parte V - Louis Braille e a escrita Braile"; de Paulo Novaes, "O Desaparecido Povoado de Limeira do Itabapoana", autor e editor do site Agencias Postais; e de José Paulo Braida Lopes, "Juiz de Fora nos Selos", entre outros artigos muito interessantes. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário