Continuando com a divulgação da literatura filatélica que vai chegando regularmente, aqui ficam mais algumas publicações do associativismo de vários países, começando pela Polónia, e pelo órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", o «Filatelista» nº 8 de 2019 (1162) com manchete dedicada ao "Festival Up to Date", que se realiza anualmente em Bialystok, no Nordeste da Polónia, e que este ano será de 5 a 8 de Setembro com a emissão destes selos que a capa mostra.
Ainda uma chamada na capa para o artigo de Andrzej Klosinski, membro da Academia Polaca de Filatelia, sobre "Os Correios Temporários Poloneses nos Territórios Orientais durante a formação das fronteiras da Segunda República Polaca 1919-1920", artigo muito ilustrado com peças filatélicas circuladas naquele período. Outros excelentes artigos e temas completam esta edição.
A seguir vem a publicação mensal dos filatelistas sul-coreanos, o órgão oficial «Philatelic Monthly Woopyo» nº 643, referente a Agosto desta publicação da "Federação Filatélica da Coreia do Sul", que divulga textos temáticos e de história postal da filatelia coreana e asiática, assim como notícias do associativismo local e de âmbito internacional. Também ficamos a conhecer as novas emissões de selos e o noticiário de marcofilia comemorativa deste país.
E uma destas emissões que a capa revela, mostra os vários tipos de Bandeiras da Coreia do Sul, a "Taegeukgi", uma emissão posta a circular no dia 14 deste mês com design de Ryu, Ji-hyeong, um bloco filatélico com dezasseis selos. O simbolismo das representações da Bandeira é muito importante para este povo. A Exposição Mundial de Filatelia "CHINA 2019" também aparece aqui relatada em dois artigos, com destaque para o palmarés dos filatelistas sul-coreanos.
De Viena chegou a publicação de divulgação do coleccionismo do Clube Filatélico Danúbio - "Briefmarkensammler-Verein donau", o órgão oficial «donau-post» nº 3 de 2019, com chamada na capa para a emissão do selo austríaco "Crypto Stamp", mais uma das inovações técnicas da impressão filatélica que os Correios da Áustria têm revelado nos últimos anos. Mas outras emissões têm aqui o seu destaque, como mostra a imagem da contracapa desta revista.
Outro destaque vai para a realização da Assembleia Geral desta associação, que vai ter lugar na sede da Federação Austríaca, em 16 de Novembro, apresentando já nesta edição o convite e ordem de trabalhos, assim como o relatório das contas do exercício actual. As notícias associativas, e artigos sobre filatelia e numismática completam esta edição, com especial destaque para novidades de notas de 0 euros comemorativas.
O Rei Albert II da Bélgica é figura de destaque na capa da publicação «Le Philatéliste Belge» nº 30, referente a Junho desta revista trimestral da "Societé Philatélique Belge", e da "Académie Royale de Philatélie de Belgique". Não é só figura de capa, mas também tema do artigo de Jacques Stes, "Roi Albert II «En Casquette» - Genèse du timbre à 1 F en héliogravure". A Academia Belga de Filatelia foi recebida na Royal Philatelic Society London, onde expôs colecções de seus membros em 52 quadros, exposição e visita que aqui é relatada com fotografias da recepção e entrega de galardões.
Outros dois importantes artigos de história postal completam esta edição: "La censure militaire Belge pendant l'occupation de la Rhénanie (1ª Partie)", de Hubert De Belder, muito ilustrado com peças circuladas há cem anos; e de Philippe Geubel, "La poste civile dans le territoire belge des étapes de la 5me Armée allemande (suite)".
Sem comentários:
Enviar um comentário