domingo, 4 de agosto de 2019

Memorial Britânico da Normandia

No dia 6 de Junho foram assinalados os 75 Anos da Batalha da Normandia, uma das mais importantes datas da História da Segunda Guerra Mundial, a que abriu a via para a libertação da Europa e para o fim da guerra. Nesse dia e até 31 de Outubro de 1944, mais de vinte e dois mil militares britânicos e outro pessoal civil perdeu a vida nas praias francesas, em especial na "Golden Beach", uma das principais praias onde as forças britânicas desembarcaram. Outros países que estiveram envolvidos no desembarque também perderam muitas vidas humanas, e por isso construíram memoriais em França para honrar os seus mortos.

Também a Grã-Bretanha decidiu construir o "Normandy Memorial Trust", que terá o nome de todos aqueles que perderam a vida na Batalha da Normandia, que durou até à libertação de Paris. É um projecto e trabalho do arquitecto Liam O'Connor, que no futuro irá mostrar às gerações vindouras como foi constituído o desembarque aliado e o trabalho da resistência francesa, homenageando esses homens e mulheres que dedicaram a vida à Liberdade.

Para assinalar esta data, o British Forces Philatelic Service lançou um sobrescrito especial com carimbo comemorativo, cujos fundos recolhidos com a sua venda irão para a campanha da construção do memorial. No site deste Serviço Filatélico Militar vão encontrar esta peça filatélica que pode ser adquirida simples, ou assinada por um dos veteranos da Segunda Guerra Mundial, George Batts, que está intimamente ligado à construção do Memorial.

Sem comentários:

Enviar um comentário