sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Arte Islandesa e Selos do Natal

No passado mês de Novembro, dia 6, os Correios da Islândia emitiram as duas últimas emissões filatélicas do ano, sendo uma dedicada à pintura e a outra comemorativa do Natal de 2014, para além das edições anuais de livros com as emissões do ano, o pack com os sobrescritos de primeiro dia de 2014 (FDC), e os habituais ornamentos para as árvores de Natal.

E temos a 5ª emissão da Arte Islandesa, «Realidades Urbanas», uma série de quatro selos que mostra pinturas representativas do dia a dia do povo de Reykjavik. De 1915 a 1930 a população da capital da Islândia duplicou, de 14.000 para 28.000 pessoas, alterando a vida na cidade, nos campos e no modo de ver dos artistas plásticos, que começaram a mostrar o quotidiano do porto, das ruas, das lojas e dos habitantes locais. É esta a realidade urbana que a série muito bonita dos Correios da Islândia demonstra. O trabalho gráfico foi de Hlynur Ólafsson, e a impressão da Cartor Security Printing, de França. Foi ainda editado um livro/carteira especial com a série, e explicação detalhada dos artistas e obras de arte apresentadas.

A emissão comemorativa do Natal 2014, é de três selos autoadesivos, que representam desenhos do «Livro Islandês de Desenhos», um manuscrito medieval único nos países nórdicos, e que chegou até aos nossos dias pelo interesse de um coleccionador de manuscritos antigos, Árni Magnússon, que o adquiriu no século XVIII. Este livro pode ter pertencido ao Mosteiro de Pingeyri. Esta emissão é apresentada também em booklet, com design de Hlynur Ólafsson, e impressa na Áustria, pela Österreichische Staatsdruckerei.


Sem comentários:

Enviar um comentário