domingo, 4 de janeiro de 2015

Emissões Filatélicas da Nova Caledónia

Hoje dou notícia das emissões de selos dos Correios da Nova Caledónia - Agence Philatélique OPT-Caledoscope, lançadas nos meses de Setembro, Outubro e Novembro passados. Celebraram o 10º aniversário da Sociedade Nacional de Salvamento no Mar, com um selo de 110 francos desenhado por Claude Andreotto. Esta instituição foi criada em Nouméa no ano de 2004, e hoje tem quatro estações de intervenção, em Nouméa, Koumac, Wé (Lifou) e Thio, com mais de setenta voluntários e diverso material náutico para o socorro em toda a costa da Nova Caledónia. No mesmo dia emitiram um bloco filatélico com três selos, que mostra a paisagem de fauna e flora de uma zona rica em minérios. O trabalho gráfico foi de Jean-Paul Veret le Marinier, e a impressão da Phil @ poste.

A 6 de Outubro emitiram um selo que mostra a «Arte do Bonsaï», com uma murta ou jasmim da Índia (Murraya paniculata), num desenho de Jean-Jacques Mahuteau. Também a 6 de Outubro, lançaram um selo que evoca a Prisão da Ile des Pins, criada em 1872 para receber os revoltosos da Comuna de Paris. Este selo tem desenho de André Lavergne.

Em Novembro foi a vez de emitirem quatro selos, também no dia 6, um que celebra o Artesanato Kanak, a tecelagem com elementos vegetais (folhas e fibras), uma prática reservada às mulheres, que transmitem de geração em geração este saber e arte. Este selo tem desenho de Claude Andreotto, e impressão na Phil @ poste. Outro selo representa a Borboleta Azul (Papilio Montrouzieri), com trabalho artístico de Jean-Richard Lisiak, e impressão na Cartor Security Printing, de França. Lançaram também um selo que representa a planta «Le Niaouli» (Melaleuca quinquenervia), uma árvore desta região do Pacífico e do Índico. Por último, a emissão que deseja um «Bom Natal», com duas personagens da banda desenhada criada por Bernard Berger.







Sem comentários:

Enviar um comentário