Chegaram há poucos dias mais estas publicações do associativismo filatélico, e cá estou eu a divulgá-las e a dar destaque, pois são muito importantes para todos nós. Podem entrar nos sites destas associações, através da nossa zona de links, aqui à direita.
E a primeira é a «Apuntes de Maximofilia» nº 48, referente a Dezembro, deste órgão de comunicação da ASEMA - Asociación Española de Maximofilia, sempre com muita informação, e com a imagem de um belíssimo postal máximo realizado por esta associação. Em destaque estão a «Expomax 2014», e outras exposições onde participaram maximofilistas espanhois, mas também artigos técnicos sobre as colecções e os temas para a realização de peças com a concordância máxima. Entre estes quero realçar o de Juan António Casas Pajares, com «Las redes sociales y la Maximofilia», e «Tarjetas máximas buenas o malas», de Jos Wolff, Presidente da Federação Filatélica do Luxemburgo, e Presidente Honorário da FIP.
A seguir temos o órgão de divulgação da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, o «Rio Grande Filatélico» nº 67, referente a Outubro-Dezembro de 2014, com várias notícias da vida associativa destes coleccionadores brasileiros, e os artigos temáticos «Viscondessa Cavalcanti, uma dama entre os numismatas», de Carlos Torres Gandolfi, e sobre as personalidades «George Maduro», «Hermann Joseph Muller», e «Leon Feffer», todos estes artigos de Jaime Kahan. Ainda destaco o artigo de Noely Luiz Orsato «Esboços, testes, ensaios e provas na filatelia comemorativa brasileira - Emissões de 1944/1945».
E ainda temos mais um número chegado este mês de «Filatelista», órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów, sendo este o nº 1 de 2015 desta publicação mensal. Também aqui vamos encontrar muitos artigos temáticos e de história postal, com boas ilustrações das peças mencionadas, e ainda muita informação das várias organizações filatélicas deste país, e das exposições e mostras que realizam regularmente. Outro tema em destaque nestas últimas revistas, é o da Primeira Grande Guerra Mundial e da correspondência circulada nessa ocasião, a correspondência que era aberta e censurada, e os respectivos carimbos e marcas postais. Uma última chamada de atenção para esta bonita capa a desejar-nos um Feliz Ano Novo.
Sem comentários:
Enviar um comentário