domingo, 11 de janeiro de 2015

Publicações recebidas - Janeiro - 2

Das várias publicações filatélicas que recebemos um pouco de todo o mundo, hoje destacamos duas do associativismo, excelentes publicações sempre com artigos técnicos muito bons, e muita informação para os filatelistas. Estas são da América do Sul.

E a primeira é «El Coleccionista Ecuatoriano», órgão oficial da AFE - Asociación Filatélica Ecuatoriana, o nº 79, referente a Outubro de 2014. É uma publicação que destaca as comemorações dos 80 anos da associação, e dos 150 anos da primeira emissão de selos deste país, que celebram neste ano de 2015. É um número inteiramente dedicado aos Inteiros Postais, pela realização em Outubro passado, em Santiago do Chile, do Primeiro Congresso de Inteiros Postais da FIAF - Federación Interamericana de Filatelia.

Destes artigos destaco: «Enteros Fiscales de Colombia», de Manuel Arango Echeverry e Alan Anyon (FRPSL); «Los Enteros Postales del Ecuador - el período clásico (1884-1919), de Teddy Suárez Montenegro; «Ecuador - La carta tarjeta de Juan Montalvo - una o dos emisiones?», de Juan Pablo Aguilar Andrade; e «El uso de Enteros Postales en las participaciones temáticas», de Luiz Paulo Rodrigues Cunha, entre outros artigos também de muito interesse. Temos uma ligação directa a esta associação, na nossa zona de links. Vejam, pois tem uma publicação muito regular com muitas novidades e notícias filatélicas da América do Sul.

A segunda publicação que destaco hoje, é a «Revista Eletrônica da FEBRAF» nº 2, referente a Dezembro de 2014, deste órgão oficial da Federação Brasileira de Filatelia, que vocês podem ver neste link que deixo aqui. Os grandes destaques deste número, são para o II Seminário Internacional de Filatelia, realizado em São Paulo, e para a Exposição Filatélica «Bandeirantes 2014», ambos realizados em Novembro, mas também para outros eventos filatélicos, como a EXFIL 125, ou a 1ª Exposição Filatélica Estudantil Tecnológica, em Americana, SP., e os 70 anos da SOFICUR - Sociedade Filatélica de Curitiba.

Apresentam ainda informações filatélicas nacionais e internacionais, assim como os artigos «A importância do carimbo em um máximo postal», de Agnaldo de Souza Gabriel, e um sobre Literatura Filatélica, de Fábio Serra Flosi, que destaca o livro «Marquês de Sapucahy - O Executivo do Império», dos autores Bráulio Carsalade Villela e Walter Gonçalves Taveira.



Sem comentários:

Enviar um comentário