terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Mostra de Filatelia e Coleccionismo em Lisboa

A Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide, em Lisboa, está a comemorar neste mês de Janeiro os 15 anos de existência, e entre as várias actividades programadas está uma Mostra de Filatelia e Coleccionismo inaugurada ontem, dia 26, e que estará patente ao público até ao dia 30 de Janeiro, nas instalações da associação, no Palácio dos Laguares, Rua Prof. Sousa da Câmara nº 156 - 1º, em Lisboa. A mostra pode ser visitada das 10 às 17 horas.

É uma organização da Secção de Coleccionismo da Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide, que conta com os apoios da Junta de Freguesia de Campolide, dos Correios de Portugal, e da Federação Portuguesa de Filatelia. Houve carimbo comemorativo e sobrescrito alusivo ao evento, que apresentamos nas imagens. O grande impulsionador desta actividade de coleccionismo nesta associação, é o decano do jornalismo filatélico português, José Pires Santos, que ainda publica crónicas e notícias filatélicas no jornal Correio da Manhã, hoje em dia na versão online. Foi com ele que estivemos a ver as colecções expostas.

A Mostra de Filatelia e Coleccionismo apresenta as colecções: dos Correios de Portugal «A Música e o Cérebro em Debate»; de José Santos «A Banca Portuguesa»; de Maria Teresa Lourenço «Postais de Lisboa, início do Século XX»; de Manuel Augusto Silva «Rótulos de garrafas de vinho do Porto»; de José Santos Gonçalves «Aerogramas de Natal»; de Januário Gomes da Costa «Moedas de Portugal - séries dos Descobrimentos dos Portugueses», e «Medalhas alusivas a eventos e monumentos de Campolide»; de José Pires Santos «Capicuas em bilhetes da Companhia Carris de Lisboa», e «Bilhetes de comboio da Companhia Estoril, década de 30 do séc. XX»; e a colecção de numismática de José Alexandre «Moedas e Medalhas de Portugal».

Apresento ainda a imagem de um inteiro postal (sobrescrito), comemorativo dos 265 Anos do Aqueduto das Águas Livres, comemorados em 2013, mas com o carimbo comemorativo desta mostra, que também está associada ao Aqueduto de Lisboa, por se situar em Campolide. Esta foi uma oferta de José Pires Santos, que daqui agradeço.



Sem comentários:

Enviar um comentário