domingo, 18 de janeiro de 2015

Publicações recebidas - Janeiro - 3

Hoje destaco mais publicações filatélicas de federações nacionais, e a primeira é «Le Moniteur du Collectionneur nº 5 de 2014», órgão oficial da Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg. Entre os vários artigos e relatórios apresentados, com as actividades das sociedades e círculos filatélicos do Luxemburgo, destaque para a comemoração do 25º Dia da Maximafilia, em Mamer, que juntou também os Maximaphiles Français que distinguiram o Presidente da Federação do Luxemburgo, e Presidente Honorário da FIP - Federação Internacional de Filatelia, Jos Wolff, pelos serviços prestados ao desenvolvimento da filatelia mundial. Ainda um interessante artigo de Martine Feller «Portrait Charles Bernhoeft (1859-1933)», sobre este importante fotógrafo do Luxemburgo.

A publicação «Filatelista», é o órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów, de quem recebemos o nº 12 de 2014 (1106). É uma publicação mensal, com muita informação sobre os filatelistas polacos, as suas actividades, uma boa crónica das novidades mundiais e da Polónia, e bons artigos temáticos e de história postal. Neste número apresentam ainda alguns artigos sobre a Exposição Filatélica «Warszawa 2014», que marcou o ano filatélico na Polónia, alguns destaques sobre os jovens filatelistas, e um artigo muito interessante sobre o papel terapêutico da filatelia «Terapeutyczna rola filatelistyki», de Malgorzata Bykowska, coleccionadora e chefe de redacção desta excelente publicação.

Outra publicação mensal que estamos a receber regularmente, é o «Philatelic Monthly Woopyo», órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul. Este é o nº 1 de 2015 (588), e também aqui são destacadas as actividades dos filatelistas da Coreia e da Ásia em geral. Um desses destaques é para a exposição mundial «Malaysia 2014», Exposição Mundial de Juventude Filatélica e 29ª Exposição Internacional de Filatelia da Ásia, que decorreu entre 1 e 6 de Dezembro, em Kuala Lumpur. Apresenta ainda uma secção de novidades mundiais, artigos temáticos e de história postal, informações da filatelia internacional, e um artigo dedicado aos 25 anos da queda do Muro de Berlim e às peças filatélicas realizadas nessa ocasião.

E ainda temos a «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 1 de 2015, órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenverein, com uma capa muito bonita que nos mostra uma pista de desportos de Inverno austríaca, com emissão filatélica alusiva a estes desportos. Dos vários artigos que apresentam, sempre muito bons artigos de história postal, filatelia temática e de outros temas, sempre muito bem ilustrados, destacamos hoje um artigo do Dr. Hellmuth Schindlbauer sobre «Epifania e Filatelia», e um outro sobre o tema Cosmos «Pionierraketenpost und Kosmische Post - Katalogfragen XY ungelöst», de Walter Michael Hopferwieser. Inclui ainda o habitual suplemento «Album», com todas as notícias dos Correios da Áustria, e as páginas dedicadas à juventude filatélica.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário