domingo, 12 de maio de 2019

Centenário da Sociedade Philatelica Paulista

É muito importante uma associação filatélica chegar aos cem anos de idade, fazendo com que os ideais dos fundadores permaneçam e sejam mantidos no futuro, a união dos filatelistas. Os filatelistas do Brasil, e os membros da Sociedade Philatelica Paulista estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido nestes anos. Foi a 30 de Abril de 1919 que um grupo de coleccionadores de selos, liderado por William Edward Lee que abriu as portas da sua casa para a realização da reunião, decidiram a criação da Sociedade Philatelica Paulista.

Para esta grande comemoração, nada melhor que uma emissão filatélica que aconteceu no dia 30 de Abril no Colégio Mackenzie, em São Paulo, a emissão de bloco filatélico dos Correios do Brasil, com trabalho artístico de Laura Uña, Reinaldo Macedo e Ygor Chrispin, e impressão da Casa da Moeda do Brasil. O bloco com três selos, mostra na imagem de fundo o edifício onde se situa a sede da SPP, no Largo do Paissandú, e o símbolo da "BRAPEX 2019", e os selos representam o emblema da sociedade, a fotografia do primeiro presidente, William Edward Lee, e uma homenagem aos estudantes do movimento "Revolução Paulista - Constitucionalista de 1932".

A capa do «Boletim Informativo da Sociedade Philatelica Paulista» nº 233, mostra este bloco filatélico comemorativo e faz chamada em manchete para a Exposição Filatélica Nacional "BRAPEX 2019", e para outros artigos de fundo muito interessantes e de grande qualidade. Entre os vários textos, destaco: "A Península Itálica antes da Itália", de José Ricardo Barreto; "O Fim da Censura Postal no Brasil (1945)", de Henrique de Vasconcelos Cruz, Presidente do Clube Filatélico do Recife; "Carimbos Comemorativos - Copa do Mundo FIFA 1930", de Reinaldo Basile Jr.; e "Estudo dos Aerogramas do Brasil", de Miguel R. de Magalhães, secretário da SPP e editor do Boletim. As campanhas do centenário e outras informações da vida associativa, completam esta excelente edição.



Sem comentários:

Enviar um comentário