sexta-feira, 31 de maio de 2019

Novidades Filatélicas do Vaticano

Hoje estive mais de duas horas no Balcão Internacional dos CTT - Correios de Portugal, em Cabo Ruivo, Lisboa, para desalfandegar estes selos que vos mostro aqui, e por incrível que pareça, tive de pagar para receber estes selos que o Ufficio Filatelico e Numismatico - Governatorato - Città del Vaticano envia de oferta para os divulgar nesta página. Abriram, viram que era oferta, alegaram que vinha de fora da União Europeia, tinha a etiqueta de declaração aduaneira em como era oferta, e mesmo assim cobraram o valor incompreensível de cerca de 50% do valor facial destes selos, que são em euros. São os funcionários zelosos e as instituições que nós temos…, ou que merecemos…

As primeiras imagens são do selo e folha miniatura que celebram Leonardo Da Vinci, quando passam os quinhentos anos da sua morte. O selo representa São Jerónimo a flagelar-se com uma pedra no peito, uma obra de Leonardo Da Vinci que pertence à Pinacoteca dos Museus Vaticanos. A imagem de fundo da folha miniatura representa Platão retratado como Leonardo, um detalhe da "Escola de Atenas", de Raffaello Sanzio (Museus Vaticanos). Esta emissão foi lançada a 29 de Abril, com impressão de Cartor Security Printing, de França.

A segunda emissão também foi lançada nesta data, este bloco com um selo de valor facial €5,40 e cinco vinhetas sem valor facial, uma emissão conjunta com os Correios de Itália e da Ordem Militar Soberana de Malta, que celebra os 50 anos do estabelecimento do Comando dos "Carabiniere" para a protecção do património cultural. O que vemos nas imagens são obras que foram recuperadas de roubos, que este núcleo operacional resolveu, como: "A Sagrada Família", de Andrea Mantegna; "Retrato de Senhora (La Muta)", de Raffaello Sanzio; ou "O Jardineiro", de Vincent Van Gogh, entre outros. Para imagem de fundo deste bloco foi escolhida a obra "Natividade", de Caravaggio. Este é um trabalho do designer M.C.Perrini, e a impressão é de Cartor, de França.



Sem comentários:

Enviar um comentário