segunda-feira, 13 de maio de 2019

Publicações recebidas - Maio - I

Todas as publicações filatélicas periódicas, e a literatura filatélica em geral são um importante contributo para o conhecimento e divulgação da nossa área de coleccionismo, e este destaque que dou regularmente às publicações recebidas, é no fundo um convite para que mais leitores as conheçam e procurem nos vossos clubes e associações filatélicas.

E aqui está uma publicação que dá um forte contributo para a divulgação da História Postal da Áustria, mas também de todo o mundo, «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 5/2019, o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine". Destacam na capa a exposição que se realiza esta semana em Graz, de 17 a 19 de Maio, a "Marke + Münze 2019", uma expo-feira na Sporthalle Seiersberg de Graz, com emissão filatélica comemorativa das emissões clássicas de 1883. Deste tema surge um artigo assinado por Wolfgang Schubert.

Ainda do tema da história postal, vão ter um lançamento na sede da federação, em Viena, no dia 15 deste mês, de um selo personalizado sobre o período Biedermeier da expansão do tráfego postal do início do século 19, com a direcção dos correios a cargo de Maximilian Ritter von Ottenfeld. Outros artigos muito interessantes e informação detalhada das iniciativas e da vida associativa austríaca, completam esta edição.



Esta publicação chega mensalmente de Gdansk, é o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", o número de Maio de «Filatelista», número total 1159 deste 66º ano de edição, sempre com muita informação das actividades filatélicas nacionais e do apoio que dão aos jovens coleccionadores. A capa relembra que as reuniões filatélicas devem ser acompanhadas de café, com esta chávena coberta de selos. É uma forma de chamar os coleccionadores para as trocas de selos, ou para uma tertúlia e conferências temáticas.

A informação detalhada das novas emissões filatélicas polacas é sempre uma área muito importante, estando também nesta secção a informação da marcofilia comemorativa, e por vezes informação de novas emissões do estrangeiro. Neste número é divulgado já o plano de novos selos para o próximo ano. Bons artigos sobre história postal, aerofilatelia, filatelia clássica e outros temas completam esta edição, com chamada na capa para o artigo de Leslaw Schmutz, sobre a emissão de 1943 que assinalou os 400 anos da morte de Nicolau Copérnico.



A última publicação de hoje é «The Philatelic Journalist» nº 158, o órgão oficial da "AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques", com a capa dedicada às boas vindas à "STOCKHOLMIA 2019", e com um resumo dos títulos e assuntos que podemos ler no interior. O relatório anual do Presidente Wolfgang Maassen, é um dos destaques da edição, relatório que apresenta o que aconteceu em 2018 e o que vai acontecer neste ano de 2019, em relação à literatura filatélica, com calendário das grandes exposições mundiais e o patrocínio que a AIJP concede a algumas, como a "STOCKHOLMIA 2019", a "MonacoPhil 2019", e a "NOTOS 2021".

Outro destaque da publicação vai para a grande realização que vai ser a "STOCKHOLMIA 2019", e para a Academia para Autores, Jornalistas, Bibliófilos e Editores Filatélicos, que vai decorrer no período da exposição para os membros da AIJP, com calendário detalhado de todas as conferências e autores participantes, entre eles o amigo Fernando Moreira dos Santos, do Brasil, que vai apresentar a sua obra "The Search for the True Story of the Essay Dom Pedro II White Beard Not Issued". A Exposição de Literatura Filatélica "ITALIA 2018", também merece destaque nesta publicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário