sexta-feira, 4 de outubro de 2019

150 Anos do Nascimento de Mahatma Gandhi

O ano de 2019 marca o 150º Aniversário do Nascimento de Mahatma Gandhi (1869-1948), e a filatelia um pouco por todo o mundo relembrou este grande homem que nos legou uma outra forma de ver a vida, com justiça social, paz e humanismo. Este escritor e pensador indiano, líder do movimento independentista do seu país, tinha uma personalidade multifacetada, tanto era um nacionalista como internacionalista, era um tradicionalista mas também um reformista, e acima de tudo um pacifista que defendia a vida humana.

Os CTT - Correios de Portugal lançaram no dia 2 de Outubro, data do nascimento de Gandhi, este selo e bloco que mostro a seguir, um trabalho de impressão especial no bloco, inédito em Portugal e no mundo, aliás a Índia já usou este processo de impressão em algodão khadi, a fibra natural que Gandhi usava na sua roupa. O trabalho de design gráfico, a partir de imagens cedidas pelo Ministério da Cultura da Índia, foi do Atelier Design&etc/Elizabete Fonseca, e a impressão foi de Cartor Security Printing, de França.




Também a Administração Postal das Nações Unidas lançou neste dia 2 o selo que mostro a seguir, selo de $2.75 que foi lançado na sede da ONU em Nova Iorque, num trabalho artístico de Martin Mörck, autor de muitos trabalhos para a filatelia mundial, e com design gráfico de Rorie Katz. O trabalho de impressão foi de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Aqui ficam as imagens do selo e dos sobrescritos de primeiro dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário