sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Estrela de Natal Ilumina Selos Portugueses

É o primeiro selo do mundo com a inovação de emitir uma luz LED ao contacto com telemóveis que usem tecnologia NFC, na emissão "Natal 2019" dos CTT - Correios de Portugal lançada no passado dia 22 deste mês de Outubro. Como já reparam, fui às compras, e aqui estão as últimas emissões de selos portugueses lançados até agora que ainda não tinha divulgado, aliás, fica por divulgar a última série de etiquetas, por dificuldades técnicas.

Esta emissão "Natal 2019" é dedicada aos Reis Magos, representados nos três selos, e o bloco filatélico com o valor facial de €3,50 apresenta na impressão um díodo emissor de luz na estrela-guia, uma técnica que é apresentada pela primeira vez em selos postais. Este é um trabalho artístico de Infolio Design/Jorge Macedo, com impressão de Cartor Security Printing, de França, que assina a impressão das duas emissões seguintes.




No dia 17 de Outubro assinalaram os 30 Anos da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, com os dois selos que mostro a seguir, num trabalho artístico de João Machado com o seu desenho tão característico da sua obra, que pode ser vista até 16 de Novembro no Museu das Comunicações, em Lisboa. Os selos refletem as preocupações do regulador quanto ao serviço dos operadores, que o artista também sente e reproduz.


O segundo grupo da emissão "Arcebispos de Braga", que iniciaram em 2017, tem desde o dia 18 de Outubro estes três selos e bloco filatélico de novidades, este último com uma bonita imagem aérea do Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição do Monte Sameiro, em Braga, uma fotografia de Rui Pitães. Os selos mostram D. Diogo de Sousa (1505-1532), D. Gaspar de Bragança (1758-1789) e D. Manuel Vieira de Matos (1915-1932), em pinturas a óleo sobre telas da colecção da Galeria dos Arcebispos, da Arquidiocese de Braga, com fotografias de Manuel Pitães.




No dia 21 de Outubro puseram a circular estes dois selos e bloco filatélico comemorativos da "Revolução Liberal de 1820", reproduzindo pinturas, gravuras e até o hino da Revolução Liberal, peças de acervos de várias instituições como a Assembleia da República, Biblioteca Nacional, Palácio Nacional de Queluz, Sociedade Martins Sarmento e Museu de Lisboa - Palácio Pimenta. O trabalho de design foi do Atelier Pendão & Prior/Fernando Pendão, e a impressão é dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.


4 comentários:

  1. Muito bom o seu trabalho, na divulgação da filatelia e seus eventos durante o ano, pela minha parte um muito obrigado e continue.

    ResponderEliminar