terça-feira, 1 de outubro de 2019

Emanuel Herrmann, Criador do Cartão Postal

A 1 de Outubro de 1869 os Correios da Áustria lançavam os primeiros cartões postais/inteiros postais, uma ideia de Emanuel Alexander Herrmann (1839-1902), economista austríaco que pensou numa forma simples e barata de enviar pequenas mensagens. A ideia já andava na cabeça de algumas pessoas, segundo parece, e tornou-se desde aí um sistema adoptado por muitas Administrações Postais.

É o inteiro postal que hoje conhecemos e coleccionamos, que pode ser em postal ou sobrescrito e que é uma peça que já vem com a imagem de um selo impressa, selo que pode ser de uma emissão corrente ou comemorativo daquilo que o inteiro postal está assinalar. Continua a servir para enviar mensagens, mas a colecção é o destino mais evidente para estas peças filatélicas.

Os amigos da Postcrossing criaram este site que podem ver a partir daqui, com muita informação sobre as comemorações dos "150 Anos dos Cartões Postais", um concurso e galeria de imagens que vocês também podem participar. Há comemorações em muitos países, e aqui neste site também vão encontrar essas informações.

Para ilustrar esta comemoração deixo a imagem de um último inteiro postal lançado pelos CTT - Correios de Portugal, com carimbo comemorativo do Centenário do Clube de Futebol Belenenses, com um dos seus maiores jogadores, Matateu. Fica ainda a imagem de um dos primeiros exemplares lançados em 1869.



Sem comentários:

Enviar um comentário