quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Novas Emissões de Selos da Islândia

Estas novidades de selos dos Correios da Islândia - Postphil são, por certo, as penúltimas emissões filatélicas desta Administração Postal, pois decidiram encerrar esta área dos correios por questões económicas. As últimas emissões foram lançadas hoje, dia 31 de Outubro, como podem ver no site, relacionadas com a arte islandesa e a emissão de "Natal 2019", emissões que divulgarei mais tarde. É uma tristeza quando isto acontece, para todos nós filatelistas mas também para o público em geral que não coleccionando, aprecia estes pedaços de papel que nos trazem cultura e história.

Estes selos foram lançados no dia 12 de Setembro, e a primeira imagem é do selo que assinala os duzentos anos do nascimento de Jón Árnason (1819-1888), um coleccionador e estudioso de contos populares e lendas da tradição oral. Este homem da cultura islandesa foi o primeiro bibliotecário no que mais tarde se tornou a Biblioteca Nacional, em  Reykjavik, e o primeiro curador da colecção islandesa de antiguidades, que se tornou o Museu Nacional da Islândia. O design é de Hlynur Ólafsson e a aguarela é de Ásgrímur Jónsson, representando a lenda dos elfos em Tungustapi. Os selos do lançamento deste dia são auto-adesivos e foram todos impressos por Cartor Security Printing, de França, incluído o bloco filatélico.

Assinalaram o Centenário da Aviação na Islândia com o selo desenhado por Borgar Hjörleifur Árnason, que mostra uma das primeiras aeronaves, o Avro 504K, um dos mais recentes jactos e a representação de uma placa de matrícula de avião. Outro centenário que vai ser celebrado a 18 de Novembro, é da criação da primeira organização de Enfermeiras Islandesas, um selo com trabalho artístico de Elsa Nielsen. A mesma artista designer executou o trabalho da emissão "SEPAC 2019 - Residências Antigas", representando a Casa do Factor de Nedstikaupstadur, em Isafjordur, edifício construído por comerciantes dinamarqueses no século XVIII. Hoje é uma casa residencial do município de Isafjordur.

A última imagem é do bloco filatélico com dois selos, que assinala o "Dia da Natureza" que é celebrado a 16 de Setembro na Islândia, com a participação das instituições, das escolas e associações, todos em conjunto com as instituições governamentais para um país melhor. É um trabalho de design de Hlynur Ólafsson, baseado numa pintura de Eggert Pétursson, que nos mostra a rica vegetação da Península de Tröllaskagi.







Sem comentários:

Enviar um comentário