terça-feira, 29 de outubro de 2019

Publicações recebidas - Outubro - I

Estas são as publicações mensais do associativismo filatélico que recebo regularmente, excelentes órgãos de divulgação da filatelia e coleccionismo regional e mundial, como o «quaderno filatelico» nº 149 da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances. A inauguração da sala de trabalho e de encontros culturais dedicada a Noè Piuzzi, que aconteceu no início de Setembro com a presença de André Feller, da Secção Francesa, é o tema da primeira página e de outros artigos, que revelam ainda uma entrevista que André Feller deu a um jornal francês sobre a vida destas associações e da medalha que entregaram ao Município de Migné-Auxances. Outros temas e informações completam esta edição dos amigos italianos.




A União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów" edita o seu órgão oficial «Filatelista», e este é o número total 1164, o nº 10 do ano 66, que recorda na capa o centenário da abertura da Agência Postal Polaca em Odessa, um artigo de Andrzej Klosinski com imagens de correspondência circulada por esse posto. Ainda na capa a chamada de atenção para o resultado do Concurso Fotográfico "Os Nossos Animais de Estimação", realizado por jovens filatelistas que compuseram os trabalhos com selos postais idênticos às fotos. Entre as muitas informações da vida associativa polaca e das realizações internacionais, apresentam sempre bons artigos e estudos filatélicos sobre vários temas, onde está desta vez a primeira parte do artigo "Combate a Piratas no Oceano Atlântico", de Marian Wawrzynkowski.



Da Coreia do Sul chega mensalmente a publicação «Philatelic Monthly Woopyo», e esta é a nº 645, o órgão oficial da "Federação Filatélica da Coreia do Sul", mostrando na capa imagens de alguns selos onde se destacam os da emissão do Liechtenstein que ganhou o Prémio Asiago, e o único selo emitido este mês pelos Correios da Coreia do Sul, no passado dia 25, comemorativo do Centenário do Filme Coreano, um trabalho de design de Shin Jaeyong. Este é um tema que é desenvolvido na publicação, com imagens dos selos emitidos anteriormente que recordam cenas da filmografia coreana. Alguns dos temas que são desenvolvidos nesta edição: a Aerofilatelia; a Filatelia Tradicional; os Prémios Nobel; a filatelia do Nepal; os Papas; a arte; a música clássica e muitos outros.



O «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 10 de 2019, é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", com manchete dedicada à "ÖVEBRIA 2019", que se realizou neste mês de Outubro, e que assinalou os cem anos da Associação Filatélica "Briefmarkensammlerverein Wiener Neustadt". O "Dia do Selo" foi assinalado nesta data de 18 de Outubro, coincidindo com a exposição e lançamento de selos e peças filatélicas comemorativas. Na área temática destaco os artigos sobre Niki Lauda, bastante ilustrado com selos de vários países, da autoria de Rudolf Spieler, e o artigo sobre Rembrandt, de Dietrich Ecklebe. Outros temas e muita informação da vida associativa austríaca, e das novidades filatélicas desta Administração Postal, completam esta edição.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário