terça-feira, 22 de outubro de 2019

Publicações da Filatelia Brasileira

Surgem aqui ao mesmo tempo, mas chegaram com alguma diferença de dias na caixa de correio. São as excelentes publicações da filatelia brasileira que vos trago para as vermos em conjunto. E começo pela mais velha, a boa educação assim pede, pela centenária Sociedade Philatelica Paulista com o seu «Boletim Informativo» nº 234, que destaca as iniciativas comemorativas deste grande aniversário e de uma vida dedicada à filatelia e coleccionismo.

Outros artigos muito interessantes completam esta edição, como: "Folhinhas Filatélicas Particulares", de Gerson Francisco Quinhone; "Tempe Sede Vacante" - O Interregno Pontifício, de José Ricardo Barreto sobre as emissões do Vaticano; "Estudo dos Aerogramas do Brasil", de Miguel R. Magalhães; do Dr. Roberto Aniche os textos "Estudo da Fosforescência nos Selos Ordinários de 1974/1975 RHM 552 a 556", e sobre o pintor e ilustrador britânico "Samuel Luke Fildes"; o texto de Reinaldo E. Macedo "Aerograma Nacional - Emissões de 1997"; e um texto muito interessante de Reinaldo Basile Jr. sobre "O Futuro do Selo Postal", e a inclusão de QR Code nos selos de forma a tornar mais atractivas as colecções filatélicas. Mais uma vez os meus parabéns a todos os membros da Sociedade Philatelica Paulista por este ano de celebração.



O «Rio Grande Filatélico» nº 86, é o órgão oficial da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, sociedade que completou em Junho os seus 88 anos de existência. Também estes amigos filatelistas estão de parabéns, pelo aniversário e pela forte vontade de continuarem a levar a filatelia para a frente. Neste número apresentam a segunda parte de um estudo de Pérola Maria Goldfeder Borges de Castro, da Universidade de São Paulo, "Do Penny Black ao Olho-de-Boi: As Finanças dos Correios no Contexto da Reforma Postal de 1842", artigo publicado nos Anais do "17º Seminário sobre Economia Mineira", realizado em Diamantina (MG), no Centro de Desenvolvimento e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ainda nesta edição podemos ler: de Ulrich Schierz, "A História do Rio Grande do Sul Contada de uma Outra Forma - Parte V"; de Júlio César Rangel Trindade, Série "Brasil, 200 Anos de Independência" (parte 3 de 6) - Bicentenário do Retorno de José Bonifácio ao Brasil; e de Henrique Bunselmeyer Ferreira, editor desta publicação, os textos "Um Pouco de História Postal: Carta Circulada em 1843 de Marianna para Barbacena, na Província de Minas Geraes", "John Lennon, Freddie Mercury e a Filatelia", com fotos das colecções destes dois artistas, e o texto "Dorvelino Guatemozim: Um filatelista empresta seu nome a uma rua, em Campinas (SP)".



Outra excelente publicação do coleccionismo é o «Boletim Informativo Santa Catarina Filatélica» nº 74, órgão oficial da Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, de Florianópolis, publicação enviada pelo amigo Milton Milazzo. Nesta capa destacam os "50 Anos de Encontros de Colecionadores em Santa Catarina", e os selos personalizados e carimbo comemorativo que foram emitidos para assinalar esta data, em Agosto, mês em que foi fundada esta associação no ano de 1938.

Os artigos que apresentam nesta edição, são: "As cédulas de 5 Cruzeiros da 2ª Estampa do Tesouro Nacional (1950-1967) e a quebra na sequência das assinaturas", de Márcio Rovere Sandoval; "Audrey Hepburn - Ícone de Hollywood e da Filatelia", artigo apresentado na Delcampe Magazine Julho/Agosto de 2019, texto traduzido e adaptado por Lucia Milazzo; "O Colecionismo e sua relação com Fatos Históricos", de Roberto Michetti Moreira; "Postalização na Coleção Temática", de Rogério A. Dedivits; O Vapor "Richard Paul", de Luis Claudio Fritzen; e o artigo "As fases da vida de Dom Pedro II, eternizada nas moedas", de Juliano Natal.

Ficaram aqui estas notas e referências para vos despertar a curiosidade sobre estes excelentes textos, que podem consultar nas bibliotecas das vossas associações.

1 comentário: