domingo, 15 de março de 2020

A Temática Militar na Filatelia

Este é um tema que já tenho divulgado noutras ocasiões, mostrando peças filatélicas criadas pelo British Forces Philatelic Service, um serviço dirigido por voluntários veteranos das Forças Armadas Britânicas, que têm a paixão pela filatelia e contribuem com este trabalho e fundos para instituições de solidariedade social. Este serviço foi criado em 1882 com a responsabilidade do tratamento do correio militar, e hoje em dia cria peças filatélicas para comemorar aniversários das várias organizações militares, sobrescritos e carimbos comemorativos que vão completar colecções e temas desta área.

Hoje trago-vos a imagem da peça filatélica que assinalou o "25º Aniversário da Dissolução da Real Polícia Militar Montada", dissolução que aconteceu a 5 de Março de 1995, como podem ver no sobrescrito e carimbo comemorativos com pintura de Joan Wanklyn que retrata esse desfile militar. Hoje existe a Real Associação da Polícia Militar que foi criada em 1946, e que reúne regularmente os militares que pertenceram a esta força, e que faz também trabalho social junto dos mais necessitados.

A segunda imagem é do sobrescrito comemorativo dos "150 Anos do Esquadrão de Abastecimento", celebrado no dia 15 de Fevereiro com este carimbo comemorativo, peça que mostra os vários serviços que realizaram nestes anos, incluindo o Regimento Gurkha de Logística da Rainha. Estas peças filatélicas, e todas que editam são muito interessantes e importantes para a temática militar, mas também cabem noutros temas e colecções.




Sem comentários:

Enviar um comentário