domingo, 29 de março de 2020

Publicações recebidas - Março - III

Quando divulgo aqui estas excelentes publicações filatélicas que recebo regularmente, e com ligações directas às federações e associações que as editam, é para que as descubram e possam apreciar os estudos e notícias que nos apresentam. Ficam aqui mais estas, começando pelo órgão oficial da "Federação Filatélica da Coreia do Sul", o «Philatelic Monthly Woopyo» nº 650 que mostra na capa alguns selos relacionados com artigos que desenvolvem no interior, como os selos da emissão dos Correios da Coreia do Sul do dia 20 deste mês, os helicópteros de fabrico coreano com trabalho de design de Shin, Jae-yong, e impressão de POSA. Mas também há esta bonita imagem do postal máximo com obra de Gauguin, de um artigo sobre este tema que apresenta outras belíssimas peças. Outros artigos sobre vários temas e notícias federativas completam esta edição.



Da "FIP - Federação Internacional de Filatelia" chegou o seu órgão oficial «Flash» número 129, edição de Janeiro deste ano com destaque na capa para os novos membros da direcção eleita no ano passado. Como é habitual, esta publicação apresenta grandes reportagens das últimas reuniões e exposições internacionais de 2019, como a "BUENOS AIRES", a "Veronafil", a "SINGPEX", a "HUNFILA" e a "MULTILATERAL - LUXEMBURG 2019", entre outras. Também apresenta as directrizes para a selecção de jurados da Classe de Postais Ilustrados e notícia da Academia de Jurados que aconteceu em Toronto no mês de Outubro. Claro que apresenta informação sobre as grandes exposições que deveriam acontecer este ano, e que por força da crise sanitária mundial estão a ser adiadas, mas que na altura da edição estava tudo em andamento. Acedam ao site da FIP - Federação Internacional de Filatelia, onde poderão consultar toda esta publicação e informação das actividades deste ano.



A «APF News» número 3 do Volume 33, referente a Dezembro de 2019, é o órgão oficial da "Australian Philatelic Federation" que destaca na sua capa os galardoados da filatelia australiana em 2019, mas também no seu interior a nova direcção eleita neste último ano. A grande contribuição para a filatelia australiana e mundial de Gary Brown (1950-2019), é aqui homenageada em artigos de Glen Stafford e Malcolm Groom que percorrem toda a vida e actividade deste filatelista e dirigente associativo. Depois vêm as notícias das exposições e da participação dos filatelistas australianos, o resultado das reuniões e decisões federativas, as notícias da Associação dos Comerciantes Filatélicos - "APTA - Australasian Philatelic Traders Association", e outros artigos de que destaco o tema do Correio Aéreo e a Aerofilatelia.



Por último vêm as publicações da "AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques", o seu órgão oficial «The Philatelic Journalist» número 161, referente a Março deste ano, que destaca na capa a exposição que deveria realizar-se este ano em Londres, e como já divulguei foi adiada para 2022. Outras exposições que a associação patrocinava estão também em risco de cancelamento ou alteração de data, como vai acontecer em todas as áreas de coleccionismo e da própria vida social das nações. Nesta edição é apresentado o relatório anual do Presidente da AIJP, Wolfgang Maassen, e uma boa reportagem da "Monacophil 2019". O futuro da literatura filatélica e as questões sobre a literatura impressa e a digital, entre outros textos, completam esta edição.

A outra publicação desta Associação de Jornalistas Filatélicos é a «AIJP Brochure» nº 6, da autoria do seu Presidente Wolfgang Maassen, "New Regulations for Philatelic Literature at FIP Exhibitions", na sua versão em inglês, pois é uma publicação bilingue, também em alemão, as duas mais fortes línguas nesta área associativa. E como o título indica, está relacionado com os regulamentos para as classificações nas exposições, uma obra importante para estes filatelistas, como acontece com os regulamentos das outras classes filatélicas.


Sem comentários:

Enviar um comentário