sexta-feira, 6 de março de 2020

Os Selos Franceses de Fevereiro 2020

A literatura, a arte, a arquitectura e variadas áreas da cultura estão presentes em todas as programações filatélicas dos Correios de França - La Poste, e deste mês de Fevereiro que passou, quero destacar estas emissões de selos que retratam obras ou importantes figuras destas áreas. E numa ordem cronológica dos lançamentos surge o primeiro selo emitido a 10 de Fevereiro e que teve pré-lançamento no dia 4, em homenagem à pintora Marie-Guillemine Benoist (1768-1826), o presumível retrato de Madeleine, uma modelo negra de Guadalupe. Desde 1961 que são emitidos estes selos da série artística, uma iniciativa do então Ministro da Cultura André Malraux. Este selo tem trabalho de design gráfico de Mathilde Laurent, baseado na fotografia de RMN- Grand Palais (Musée du Louvre)/Gérard Blot.

Também a 10 de Fevereiro, mas com pré-lançamento no dia 7, foi posto a circular o selo que homenageia, dez anos depois do seu falecimento, Jacqueline de Romilly (1913-2010), filóloga e escritora francesa que foi a segunda mulher eleita para Academia Francesa, em 1988. Este é um trabalho de ilustração de Eloïse Oddos e gravura de Pierre Albuisson, baseado numa fotografia de Françis Apesteguy.




O selo que mostro a seguir comemora o centenário do nascimento do poeta René Guy Cadou (1920-1951), e que tem design gráfico de Ségolène Carron e gravura de Pierre Bara. O primeiro dia de circulação foi a 17, e o pré-lançamento na região onde nasceu, Sainte-Reine-de-Bretagne, foi no dia 14. Para finalizar, mostro o selo da série iniciada em 2016, "Metiers d'Art", desta vez a homenagear o construtor de órgãos, selo lançado no dia 24 com pré-lançamento a 21, e trabalho de ilustração de Frédérique Vernillet e gravura de Line Filhon, baseado na fotografia de Michel Jurine que representa o órgão de Saint-Didier-au-Mont-d'Or.


Sem comentários:

Enviar um comentário