quarta-feira, 11 de março de 2020

O Selo da Páscoa e Outras Emissões do Vaticano

Hoje trago as primeiras emissões filatélicas deste ano do Ufficio Filatelico e Numismatico - Governatorato - Città del Vaticano, selos postos a circular no passado dia 14 de Fevereiro. E como estamos a chegar às celebrações da Páscoa, esta Administração Postal emite todos os anos selos dedicados a este tema, e este ano o selo representa uma obra de Arte Urbana que está perto da Ponte Victorio Emmanuel II, em Roma, baseada na pintura "Ascensão" de Heinrich Hofmann (1824-1911). A impressão foi de Cartor Security Printing, de França.

A segunda imagem é de um selo que representa um ícone russo de São Nicolau de Bari, quando passam 1750 anos do seu nascimento. O Papa Francisco tem programada uma visita a Bari, onde se encontram as relíquias deste Bispo de Myra. O trabalho de impressão deste selo também foi de Cartor, de França. A próxima imagem é da folha miniatura com quatro selos que assinala o "250º Aniversário da Morte do Pintor Veneziano Giambattista Tiepolo", reproduzindo o fresco "Sacrifício de Isaac" pintado entre 1727 e 1728, obra executada na Galeria de Hóspedes do Palácio Patriarcal de Udine, hoje o Museu Diocesano e as Galerias Tiepolo. É um trabalho de impressão de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.





Neste próximo grupo de imagens começo por mostrar o bloco filatélico que assinala o "50º Aniversário do Dia da Terra", um dia celebrado pelas Nações Unidas a 22 de Abril de cada ano a partir de 1970, para sublinhar a necessidade de conservação dos recursos naturais do nosso planeta. É um bloco com dois selos, um trabalho artístico de Joyce Chiarella e impressão de Printex, de Malta. A seguir vem a emissão que celebra o "Pontificado do Papa Francisco em 2020", recordando que cada acto de crueldade contra qualquer criatura é contrário à dignidade humana. Esta série também tem emissão de cartão com moeda. A última imagem é do sobrescrito filatélico que todos os anos tem desenho diferente, e este representa o cuidar, proteger e a ternura, num trabalho artístico de Patrizio Daniele.



Sem comentários:

Enviar um comentário