sexta-feira, 27 de março de 2020

Os Novos Selos de Macau deste Ano

Os Correios e Telecomunicações de Macau, e toda a vida diária e social deste território esteve condicionada pela pandemia do COVID-19, tal como estamos hoje no Ocidente, e por isso só agora chegaram os boletins das novas emissões filatélicas que já foram lançadas este ano. Chegaram, e cá estou eu a divulgar como sempre fiz, e dos primeiros dias vem a emissão do "Ano Lunar Chinês" que aconteceu lançamento a 5 de Janeiro com esta série de quatro selos e um bloco filatélico, que representam o "Rato" nas quatro estações do ano, no Festival da Primavera, no Verão quente, no Festival do Bolo Lunar e no Natal. Foi editada uma carteira especial com duas séries, os sobrescritos de primeiro dia e uma série de quatro postais, tudo com trabalho de design de Ng Wai Kin, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.




No dia 20 de Janeiro puseram a circular a série de quatro selos e um bloco filatélico comemorativos do "70º Aniversário da Federação das Associações dos Operários de Macau", organização criada a 20 de Janeiro de 1950 para a defesa dos direitos dos trabalhadores, e que surgiu na sequência da implantação da República Popular da China. Os selos representam a "União para a criação da Federação", a "Instalação de clínicas e escolas", os "Serviços para a saúde física e mental", a "Defesa dos direitos", e no bloco as imagens que retratam os 70 anos da organização e algumas das mais importantes iniciativas que realizaram. Este é um trabalho artístico de Ng Wai Kin, e impressão de Cartor Security Printing, de França. Aqui mostro a folha miniatura com quatro séries e o bloco.




A terceira série de selos do tema "Gastronomia e Doçarias" foi posta a circular no dia 1 de Março, estes quatro selos e bloco filatélico que mostram "Petiscos Populares Tradicionais", como o "Pudim de arroz doce", as "Bolachas com maltose", o "Doce de barba de Dragão", as "Castanhas assadas", com grãos de quartzo e açúcar, e o "Doce de pintura artística". Também houve edição de postais, e o trabalho artístico é de Yu Si, e a impressão foi executada por Sprintpak, da Austrália.


Sem comentários:

Enviar um comentário