domingo, 22 de março de 2020

Publicações recebidas - Março - II

Hoje vamos ver as publicações mensais que chegam do associativismo filatélico, ficando para um próximo dia outro grupo destas publicações que recebo regularmente. E a primeira imagem é de «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 3 de 2020, o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", que na capa destaca realizações filatélicas que iriam acontecer na sua sede, em Viena, mas que foram canceladas ou adiadas para outras datas. Está acontecer em todo o lado, e mesmo o atendimento dos serviços filatélicos dos correios é com restrições.

Estas revistas são editadas com alguma antecedência, e por isso divulgam iniciativas e exposições que foram canceladas nos últimos dias. Mas apresentam muita informação da vida associativa e artigos de fundo sobre história postal e filatelia temática, textos muito interessantes de que destaco um artigo de Dietrich Ecklebe sobre Petra, na Jordânia, com imagens de várias emissões de selos sobre este sítio arqueológico. Ainda um outro artigo de Wolfgang Weitlaner sobre Cabo Verde e a respectiva filatelia, entre outros artigos muito interessantes.



Dos amigos de Itália, que estão a viver momentos muito difíceis nesta crise global, chegou o «quaderno filatelico» número 154, referente ao mês de Março deste jornal de divulgação do coleccionismo da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances. Nesta edição o destaque vai para dois interessantes artigos de Massimo Santonastaso sobre a história do "Santo Sudário de Turim", e sobre "O Reino de Tavolara", a ilha do Mar Tirreno perto da Sardenha. O primeiro ocupa a capa, como mostra a imagem, e o segundo artigo preenche a página dois com imagem de um selo da Ilha de Tavolara e fotografia da família Bertoleoni.

A vida associativa com as datas das reuniões são sempre notícia nestas publicações, que espero estejam suspensas nesta altura para bem de todos, mas também dão destaque a outras importantes reuniões que se realizaram, como a Assembleia Anual do "Circolo Filatelico Numismatico Pesarese", ou a Assembleia Anual de "Les Épicuriens de la Philatélie". Num outro artigo o Presidente Luigi Santini escreve sobre a "troca" entre coleccionadores, e a troca de correspondência com filatelistas estrangeiros, tão importante para o relacionamento, conhecimento e desenvolvimento das colecções.



Da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów" chegou o seu órgão oficial «Filatelista» número 1169, referente a Março, com esta capa que nos recorda que estamos na Primavera, selos e postais floridos que enchem de cor e alegria estes tempos cinzentos que estamos a viver. Aqui vamos encontrar notícias das novidades mundiais dos últimos meses, também dos selos e carimbos comemorativos polacos que vão sendo lançados regularmente, e notícias da vida associativa destes filatelistas com as exposições e aniversários de clubes, de que destaco a exposição sobre a Cruz Vermelha Polaca e Internacional, um tema muito vasto na filatelia de todo o mundo.

Mas os artigos de fundo sobre história postal e de vários temas estão sempre presentes nestas publicações, assim como os temas relacionados com os anos das guerras, em que o correio sofreu alterações e o estudo filatélico desses anos é muito importante. Também a filatelia polar está sempre presente, com os habituais artigos de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, que neste número tratam o "Ano Polar Internacional 1882/1883", evento criado por Karl Weyprecht (1838-1881) que já não assistiu à sua realização.

Sem comentários:

Enviar um comentário