segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A Cruz Vermelha e Outras Emissões

A Cruz Vermelha Internacional está a comemorar os 150 anos de existência, e ao longo deste ano muitas emissões filatélicas de todo o mundo assinalaram esta comemoração. Neste século e meio de actividade, milhares de selos contribuíram para a divulgação do trabalho desta organização, e mesmo para o apoio em acções humanitárias em zonas de catástrofe ou de guerra.

Os Correios da Bélgica (bpost) emitiram no dia 28 de Outubro um selo comemorativo, que mostra o símbolo da Cruz Vermelha e os sete princípios fundamentais da organização, e que são; a humanidade, unidade, universalidade, independência, neutralidade, voluntariado e imparcialidade. Emitiram também uma folha miniatura (bloco) com cinco selos e a imagem do fundador da Cruz Vermelha Internacional, Henri Dunant.

No mesmo dia emitiram uma série de cinco selos que representam o centro histórico da cidade de Tournai, Património Mundial da Humanidade. Esta emissão é apresentada em carteira desdobrável, mostrando assim uma vista panorâmica da Grande Praça de Tournai, com os seus edifícios históricos e monumentos. Os artistas desenhadores e gravadores são Jean Libert & Guillaume Broux.

A emissão do Natal é composta de dois selos, e apresentada em duas carteiras de selos autocolantes, cada uma com dez selos, para o correio interno da Bélgica e para os países da Comunidade Europeia. O tema desta emissão é o Natal num estilo contemporâneo, e foi desenhada por Virginie Suriano e Dries Bastiaensen, diplomados em cinema de animação pela Academia Real de Belas Artes de Gand.

Outra emissão, de três selos, assinala a reabertura de museus que foram remodelados, e que vão apresentar colecções permanentes interactivas e espaços para exposições temporárias. Os museus são, o «Red Star Line Museum», de Antwerpen, o «War Museum», de Bastogne, e o museu «Caserne Dossin», Memorial, Museu e Centro de Documentação sobre o Holocauto e os Direitos do Homem, em Malines.




1 comentário:

  1. Amigo Mario, se caso consiga algo de selos da Cruz Vermelha me interessaria
    pois são assemelhados dos selos fiscais, assim este tema pode ser incluido ao cambio que combinamos,inclusive já preparo uma carta a ti e enviando uma recente revista COFI , com artigos interessantes da filatelia no Brasil.Abraço

    ResponderEliminar