quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Emissões da Croácia

Hoje vamos ver algumas das últimas emissões filatélicas dos Correios da Croácia. São selos e peças filatélicas comemorativos, que assinalam acontecimentos importantes na vida deste país.

Emitiram um selo postal comemorativo por ocasião do 100º Aniversário dos Salesianos na Croácia. O motivo do selo é a estátua de Dom Bosco, fundador desta ordem religiosa, num trabalho da artista plástica Marija Ujevic Galetovic. Os desenhos do selo são de Igor Konjusak (fotografia), e Petar Strmecki (obra gráfica). O primeiro dia de circulação foi a 1 de Outubro.

Outro selo emitido a 3 de Outubro, assinala o 150º aniversário da apresentação do sistema de gás em Zagreb. Nos últimos anos do séc. XIX, era uma cidade periférica de pequena importância política e económica , mas começou a modernizar com o aparecimento das empresas industriais, e a criação de uma grande fábrica de gás. O selo mostra a iluminação dos candeeiros de rua.

No dia 18 de Setembro emitiram um bloco filatélico, com um selo, comemorativo do 20º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Croácia e a Ordem Militar de Malta. O bloco mostra Teodor Pejacevic, Cavaleiro da Ordem Soberana Militar e Hospitalária de S. João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, num óleo sobre tela de Vlaho Bukovac, de 1903.

Passa este ano o 440º Aniversário da Revolta dos Camponeses da região de Stubica. Para assinalar esta data, os Correios da Croácia emitiram no dia 11 de Outubro um bloco, que representa a estátua em homenagem aos camponeses revoltosos, da autoria do escultor Antun Augustincic.



1 comentário:

  1. Belos selos..particularmente admiro os selos da Croácia, muito boa postagem

    ResponderEliminar