sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Emissões Filatélicas da Turquia

Em 2013 faz 150 anos a primeira emissão de selos turcos, do então Império Otomano. Ao longo destes 150 anos, os Correios da Turquia têm mostrado nas suas emissões filatélicas a história, a cultura, as atracções turísticas, a arte e o artesanato, e todo um conjunto importante das actividades económicas e sociais deste povo. Para assinalar esta comemoração, emitiram dois blocos filatélicos, um com quatro selos octogonais, e o outro com um selo, mas numerado de 1 a 4000.

Destacamos aqui mais três emissões deste ano, como a do Dia Mundial do Ambiente, com o lançamento de um bloco de quatro selos, que mostra de forma estilizada a poluição ambiental provocada pela destruição dos recursos naturais, e pela contaminação industrial do ar, das águas e dos solos.O Dia Mundial do Ambiente foi uma decisão da Organização das Nações Unidas, em 1972, com a participação de 133 países reunidos em Stockholm, na Suécia. Este bloco foi desenhado por Bülent ATES, e posto a circular no dia 5 de Junho.

Uma outra emissão, de um selo, comemora o 60º Aniversário do Instituto de Administração Pública para a Turquia e Médio Oriente. Este instituto foi criado com o fim de dotar os funcionários da Administração Pública com os conhecimentos necessários para as sus funções.

Por último, apresentamos uma outra emissão em bloco filatélico, com quatro selos, comemorativa dos XVII Jogos do Mar Mediterrâneo - Mersin 2013. Estes jogos são organizados de quatro em quatro anos num dos países participantes, sendo a estrutura e regras iguais às dos Jogos Olímpicos. Mersin é uma cidade da Turquia, um importante porto do Mediterrâneo, que ganhou muito em termos turísticos com estes jogos, e novas instalações desportivas.



Sem comentários:

Enviar um comentário