terça-feira, 26 de novembro de 2013

Espécies Ameaçadas

A Administração Postal das Nações Unidas lançou em 10 de Outubro, uma série de doze selos para assinalar as espécies em vias de extinção. Esta é a vigésima primeira série de selos emitida pela ONU desde 1993, para destacar a necessidade para a protecção de espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo.

Entre os artistas desenhadores destes selos, está o português Fernando Jorge Simões Correia, Biólogo e Professor Assistente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, responsável pela reintrodução da disciplina de Ilustração Científica no ensino superior em Portugal. Este eminente cientista é membro de várias organizações internacionais de ilustração científica, autor de muitos artigos e livros em publicações nacionais e internacionais, e agora também, ilustrador de selos.

As outras artistas ilustradoras foram, Emily S. Damstra, do Canadá, desenhadora e pintora da área das ciências naturais, e Sara Menon, de Itália, ilustradora para museus, publicações, editores e pesquisadores.

Os selos mostram: na emissão de Nova Iorque, o Tapir da Ásia, o Lémure Mongoz, o Gato-de-cabeça-chata, e o Aye-aye, primata de Madagáscar; na emissão de Genebra, o Pangolim-comum, o primata Potto, o Társio das Filipinas, e o Morcego das Ilhas Comores; na emissão de Viena, a Civeta faixas, o Bubo ascalaphus, o primata Superior Loris Lento, e Equidnas de bico longo.

Foram editados postais máximos, sobrescritos de primeiro dia e um álbum em inglês, francês e alemão com a descrição completa sobre esta emissão.



Sem comentários:

Enviar um comentário