domingo, 24 de novembro de 2013

Novas Emissões da Dinamarca

Os Correios da Dinamarca estão assinalar a chegada do Inverno e do Natal, com uma emissão filatélica de três selos, desenhada por Jette Frölich. Esta desenhadora e decoradora, nascida em 1940, já criou muitas decorações de Natal tanto para as famílias dinamarquesas, como para a Casa Real da Dinamarca. Agora foi a vez da filatelia. São desenhos simples, elegantes e únicos.

Como podem ver pelas imagens, os selos representam a patinagem no gelo, muito comum nesta época natalícia nos países nórdicos, a Rosa de Natal, tema inspirado numa lenda da escritora sueca Selma Lagerlöf, e os pássaros, o pequeno robin, que não devemos esquecer no Inverno. Para Jette Frölich a Rosa representa a esperança e a fé, porque floresce sempre apesar do frio e da geada. Para além dos selos, foi ainda emitido um bloco filatélico com os mesmos selos, e editados dois sobrescritos de primeiro dia, duas carteiras com dez selos cada, e cartões de Natal com os mesmos motivos. Esta emissão foi posta a circular no dia 29 de Outubro.

No dia 7 deste mês de Novembro, puseram a circular uma emissão de dois selos, emissão conjunta com os Correios da França, para comemorar os 350 Anos do Tratado de Amizade entre os dois povos, assinado em Paris pelo Rei Frederik III da Dinamarca, e o Rei Louis XIV da França, em 14 de Fevereiro de 1663.

Os selos foram desenhados por Jakob Monefeldt/Post Denmark Stamps, e mostram mapas da Europa e as ligações marítimas e comerciais entre os dois países.





Sem comentários:

Enviar um comentário