sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Novidades do Vaticano

Os Correios do Vaticano - Ufficio Filatelico e Numismatico Governatorato Città del Vaticano, emitiram neste mês de Novembro quatro emissões filatélicas, todas com primeiro dia de circulação no dia 7.

A primeira emissão a que nos vamos referir, é uma série de cinco selos comemorativa do VI Centenário da Catedral de Santa Maria de Nardó (Lecce). Os selos mostram frescos das naves laterais, pintados entre os séc. XIII e XV, que representam o Bispo Santo Agostinho, a Virgem da Saúde, a Virgem da Flor-de-Lis, São Nicolau de Myra e o Cristo Pantocrator. Esta igreja foi construída no local onde já tinha existido uma outra igreja, anterior ao ano mil.

Emitiram um selo de €2,00 para comemorar o 60º Dia Mundial da Lepra, e o 110º Aniversário do Nascimento de Raoul Follereau. Este Dia Mundial da Lepra é celebrado desde 1954, numa iniciativa de Raoul Follereau, jornalista e escritor francês que se bateu ao longo da sua vida pela ajuda e protecção aos leprosos e aos pobres.

Outra emissão assinala duas viagens que o Papa Bento XVI fez em 2012, visitas apostólicas ao México e Cuba, entre 23 e 29 de Março, e ao Líbano, de 14 a 16 de Setembro daquele ano. Esta emissão é de dois selos, impressos em offset na Printex, em Malta, tendo sido ainda lançada uma carteira com dois selos de cada.

Por último, a série «Natal 2013», de dois selos, emissão conjunta com as Ilhas Aland, que mostra duas obras do pintor Bernardino di Betto Betti (1452-1513), conhecido como «Pinturicchio». As obras aqui representadas são «Natividade» e «Adoração dos Magos», que estão patentes ao público nos Museus do Vaticano. Para esta emissão conjunta, foi editada uma carteira especial com as duas emissões, do Vaticano e das Ilhas Aland, assim como os respectivos sobrescritos de primeiro dia.





1 comentário:

  1. Olá Mário, exelente oportunidade em saber dessa emissão de Vaticano.Abraço

    ResponderEliminar