quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Emissões da Nova Caledónia

As últimas emissões filatélicas dos Correios da Nova Caledónia mostram uma diversidade de temas, desde as plantas e flores, paisagens e património, até ao mel e ao tema do Natal.

Emitiram a 9 de Setembro uma série de quatro selos em bloco, que representam orquídeas endémicas da Nova Caledónia. Aqui existem mais de duzentas espécies desta flor, muito comum em todo o mundo e com mais de trinta mil espécies conhecidas. As espécies presentes na emissão, são a Eria karicouyensis, a Eriaxis rígida, a Earina deplanchel e a Dendrobium poissonianum. No mesmo dia lançaram um selo dedicado a uma planta rara e classificada de vulnerável, a Ixora margaretae. Esta árvore foi inicialmente baptizada de Captaincookia.

Outra emissão lançada a 9 de Setembro, é um selo de 180 francos desenhado por Roberto Lunardo, dedicado ao património edificado da Nova Caledónia. Reproduz um edifício de Pouembout, o célebre «Pigeonnier de Pouembout». Mas este edifício não é um «Pombal», foi mesmo uma casa de habitação construída em 1898 por Jean-Baptiste Dalmayrac. Hoje é uma biblioteca e centro cultural.

A emissão dedicada ao Mel e às Abelhas é composta de dois selos, e mostramos aqui a imagem do bloco ilustrado com cinco séries (dez selos). O primeiro dia de emissão foi hoje, 6 de Novembro, e o artista desenhador foi Jean-Richard Lisiak.

Outras emissões lançadas hoje, são dedicadas ao Natal e a paisagens da Nova Caledónia. Assim, temos um selo de 110 francos dedicado ao Natal 2013, que incentiva ao envio de correspondência nesta época do ano. A outra série de quatro selos é dedicada a paisagens, e mostra: uma vista aérea de «Thio - Bota Méré; «Hienghène» e a praia dos 500 francos, por ter sido imagem de uma nota; o «Saut du Guerrier», na Ilha de Maré; e por último, uma paisagem de Buganvílias com um Morcego.



Sem comentários:

Enviar um comentário