quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Selos da Gronelândia

Os Correios da Gronelândia assinalaram os 75 anos de existência, com um selo e bloco filatélico desenhados por Bertil Skov Jorgensen, baseado nos esboços do pintor Harald Moltke para os primeiros selos emitidos em 1938, que mostram o Rei Christian X da Dinamarca, e um urso polar. Esta emissão foi lançada a 17 de Setembro.

A 21 de Outubro emitiram dois selos da série «História da Aviação Civil na Gronelândia». Esta é a terceira emissão desde 2011, que mostra aviões e helicópteros usados desde os anos 50, até aos dias de hoje. Estes dois selos representam o helicóptero «Sikorsky S58ET», e o avião «De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter», aparelhos que serviram e servem, respectivamente, para o transporte de carga, pessoas e correio.

Uma outra emissão, conjunta com os Correios das Ilhas Faroé, evoca a vida no porto de pesca de Nordafar. Foi emitido um selo, desenhado por Martin Morck, e um bloco que mostra mais duas imagens de Nordafar, em vinhetas sem valor. Estas duas peças da emissão conjunta da Gronelândia e Ilhas Faroé, são muito interessantes para a história da pesca do bacalhau.

Carl Petersen - o explorador polar esquecido, é o título de uma outra emissão posta a circular no dia 21 de Outubro. Johan Carl Christian Petersen nasceu em 1813, na Dinamarca. Integrou várias expedições polares para reconhecimento e procura de exploradores desaparecidos. Foi condecorado por vários estados, mas esquecido na sua Dinamarca. A emissão é de um selo e bloco filatélico.

Para terminar, a emissão Natal 2013 com dois selos, emissão conjunta com os Correios de Macau, e mais um selo da série definitiva, um novo valor com o busto da Rainha.





Sem comentários:

Enviar um comentário