sábado, 30 de novembro de 2013

Novidades da Islândia

São três, as últimas emissões filatélicas dos Correios da Islândia, postas a circular no passado dia 31 de Outubro. Lançaram um selo comemorativo do 100º Aniversário do Jornal «Morgunbladid». Vihjalmur Finsen foi o fundador deste jornal de Reykjavik, que foi um êxito logo nos primeiros dias de edição, tornando-se rapidamente o jornal mais lido em todo o país.

Hoje em dia o «Morgunbladid» continua a ser um grande jornal, e referência no mundo editorial. O desenho do selo é do artista Hördur Lárusson.

A emissão «Arte Islandesa - IV» é composta por quatro selos, desenhados por Hlynur Ólafsson. Os selos representam pinturas de paisagens, dos aristas Eggert Laxdal (1897-1951), de Finnur Jónsson (1892-1993), de Gudmundur Einarsson frá Middal (1895-1963), e de Sveinn Pórarinsson (1899-1977).

Estas obras representam um certo estilo paisagístico dos anos 20, em que os pintores retratavam paisagens sombrias e rochosas, desafiando a ideia de beleza natural.

A emissão Natal 2013 dos Correios da Islândia, representa três unidades de um vitral da igreja Hallgrimskirkja, de Reykjavik. O artista Leifur Breidfjörd pintou este vitral com símbolos religiosos. Örn Smári Gíslason fez o arranjo gráfico para esta emissão de selos autocolantes, que tem a particularidade de terem na sua composição um código AR, que se forem digitalizados com um aplicativo apropriado, aparece todo o vitral em vários ângulos.



Sem comentários:

Enviar um comentário