sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Arte Visual da Croácia

Os selos postais são um importante meio de divulgação das Artes Plásticas e dos artistas envolvidos, cada país mostrando o que de melhor se produz nestas áreas, com milhares de selos emitidos em todo o mundo, sendo por isso um tema muito aliciante para os coleccionadores temáticos.

Uma das últimas emissões dos Correios da Croácia, posta a circular no dia 1 de Dezembro, são três selos comemorativos que representam esculturas de artistas croatas, executadas em meados do século passado. Dusan Dzamonja (1928-2009) é o autor da «Escultura Metal XX», uma peça executada em 1961, e que pode ser vista no Museu de Arte Contemporânea, em Zagreb. Estudou na Academia de Belas Artes de Zagreb, foi autor de grandes monumentos nacionais e foi galardoado com vários prémios internacionais.

O segundo selo mostra a escultura «Dunja I», de 1957, de Kosta Angeli Radovani (1916-2002), um dos fundadores da Academia de Artes Aplicadas de Zagreb, e membro da Academia Croata de Ciências e Artes. Foi também autor de esculturas e monumentos de grande escala, e principalmente de figuras humanas, de que este selo agora emitido é um exemplo.

O «Touro», é o titulo da peça escultórica de Vojin Bakic (1915-1992), uma obra em gesso de 1956. Este artista plástico tinha muitas obras de arte pública, que foram destruídas ou danificadas nos anos 90, após a queda do regime comunista na Jugoslávia. Participou em exposições internacionais, e recebeu prémios nacionais e internacionais em várias ocasiões. O trabalho gráfico desta emissão é de Ivana Vucic e Tomislav-Jurica Kacunic, e as fotografias de Fedor Dzamonja (Escultura Metal XX), Goran Vranic (Dunja I) e Toso Dabac (Touro).




Sem comentários:

Enviar um comentário