Estes pequenos pedaços de papel que coleccionamos, já são por si obras de arte que reproduzem grandes pinturas, fotografias e muitos desenhos de grandes mestres. Mas os Correios da República Checa, os responsáveis pelas emissões filatélicas e os seus artistas gráficos, têm um gosto especial pelo tema da arte nos selos postais, e por isso nos dão obras gráficas tão interessantes.
É o que acontece com esta emissão de um selo, que mostra um detalhe de um carteiro, de uma pintura mural da Estação de Correios da Rua Jindrisská, em Praga. Este selo é apresentado em folha miniatura com nove selos e doze vinhetas sem valor facial. As vinhetas representam três outras obras de arte que estão expostas naquela estação de correios. O selo tem o valor facial de Z, correspondente a 30 coroas, que é o preço de correspondência ordinária prioritária até 50g., para o serviço internacional não europeu. O trabalho gráfico é de Michaela Petrusová e as fotografias de Petr e Pavel Hron. O primeiro dia de emissão foi a 16 de Dezembro.
E neste mesmo dia, emitiram uma série de três selos, representando obras de artistas checos, como Karel Nepras (1932-2002), escultor, desenhador e artista gráfico, professor na Academia de belas Artes de Praga. Este selo mostra a escultura «Grande Diálogo», de 1966, da Galeria Nacional de Praga. O artista gravador é Martin Srb.
Outro selo desta série mostra a pintura «Sentada», de 1957, do pintor checo Bohumír Matal (1922-1988), um dos membros mais jovens do Grupo 42, e um dos representantes da pintura do pós-guerra. Esta obra está na Galeria de Arte de Ostrava. O autor da gravação do selo é Václav Fajt. Por último, a ilustração de um livro «A Noiva», de 1960, do artista gráfico, pintor e ilustrador checo Antonín Strnadel (1910-1975). O trabalho de gravação é de Pavel Kovárík.
Sem comentários:
Enviar um comentário