terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Emissão Conjunta Brasil - Roménia

Uma emissão conjunta entre os Correios do Brasil e da Roménia, posta a circular no passado dia 21 de Dezembro, mostra esculturas expostas em espaços públicos de São Paulo e de Bucareste. São duas esculturas representando a «Eva», uma de Victor Brecheret (1894-1955), que se encontra instalada no Centro Cultural da Cidade de São Paulo,  e a outra de Gheorghe Leonida (1893-1942), dos Jardins do Museu Nacional de Arte Romena.

Victor Brecheret (Vittorio Brecheret) nasceu em Itália, e ainda criança foi com a família para o Brasil, onde estudou e se tornou um dos mais importantes escultores do século XX, introduzindo o modernismo na escultura brasileira. A sua grande obra monumental, que demorou mais de trinta anos a concluir, foi o Monumento às Bandeiras, na entrada do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Gheorghe Leonida foi um escultor romeno que trabalhou com outros artistas na escultura monumental do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. O trabalho fotográfico é de Eliseu Roberto, para o selo que mostra a «Eva», de Victor Brecheret, e da responsabilidade da Romfilatelia, para o selo que mostra a escultura de Gheorghe Leonida. A emissão foi impressa na Casa da Moeda do Brasil.



Sem comentários:

Enviar um comentário