sábado, 30 de janeiro de 2016

Irlanda - Revolta da Páscoa

Os irlandeses vão assinalar durante os próximos meses, o centenário da Revolta da Páscoa, que levou à fundação da República da Irlanda. E os Correios da Irlanda - An Post, como sempre associados à divulgação da história do país e dos momentos marcantes que devem ser transmitidos pela filatelia, lançaram no dia 21 de Janeiro uma série de dezasseis etiquetas para máquinas de venda automática de selos, mostrando os símbolos e os protagonistas destes acontecimentos da Revolta da Páscoa.

É a oitava série base emitida pelos Correios da Irlanda, e esta tem trabalho gráfico de Zinc Design Consultants, impressão de Label Art Ltd, e mostra: neste primeiro grupo de quatro etiquetas, os líderes da Revolta Thomas James Clark, Seán Mac Diarmada, Thomas MacDonagh, Patrick Henry Pearse, Éamonn Ceannt, Joseph Mary Plunkett, James Connolly e a Bandeira da República da Irlanda. O segundo grupo de etiquetas representa os participantes Constable James O'Brien, Sean Connolly, os irmãos Michael Malone e William Malone, as combatentes femininas Dr. Kathleen Lynn e Elizabeth O'Farrell, e Jack Doyle e Tom McGrath.

O terceiro grupo de etiquetas mostra: uma imagem de detalhe do documento da Proclamação da República da Irlanda, Seán Foster, uma das quarenta crianças mortas durante a Revolta da Páscoa, Louisa Nolan, que cuidou dos feridos da batalha de Mount Street Bridge, Sir Francis Fletcher-Vane e Francis Sheehy-Skeffington. O último grupo de quatro etiquetas representa: o edifício do GPO em Sackville Street, jovens a recolher madeira para lenha, prisioneiros não identificados, e Roger Casement, um líder da rebelião que foi executado com outros quinze elementos.




Sem comentários:

Enviar um comentário