terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Literatura Filatélica

Muitas das publicações que recebo, e que depois divulgo nestas páginas, são importantes obras da classe filatélica a que costumamos chamar «Literatura Filatélica», com artigos desenvolvidos por especialistas em vários temas, ou filatelia tradicional e história postal, por escritores filatélicos que apresentam os seus estudos em obras editadas, e por jornalistas filatélicos que dão as notícias do que se vai passando na filatelia nacional e internacional.

Vem isto a propósito das duas publicações que recebi há pouco tempo, e que trago hoje para divulgar, grandes exemplos da literatura filatélica de qualidade, uma oferta de Patrick Maselis, membro da Royal Philatélic Society, de Londres, editor do «Le Philatéliste Belge», membro do Club de Monte-Carlo e um dos responsáveis pela organização da «MonacoPhil», uma das mais importantes exposições filatélicas que acontecem regularmente no continente europeu.

E começo pelo órgão oficial da Société Philatélique Belge, o nº 16 da nova série, referente ao mês de Dezembro do «Le Philatéliste Belge», uma excelente revista que já tenho divulgado aqui, e que neste número apresenta vários artigos de história postal de grande qualidade, como: «La  censure militaire à Gand 1918-1919», de James Van der Linden; »Les télégrammes remis à la poste», de Renaud Loontjes; «La première émission des timbres-taxe de 1870», da Bélgica, num artigo de Luc Vander Marcken; e «Les premières utilisations de la deuxième émission du Grand-Duché de Luxembourg au type "armoiries"», de Olivier Nusbaum. A imagem da capa mostra o anjo silencioso, da Abadia de Zwiefalten, numa referência à violação da correspondência, e aos estudos sobre a censura em tempo de guerra.

A outra publicação, é o catálogo de luxo da «MonacoPhil 2009», a 7ª edição desta Exposição Filatélica Internacional, quando comemoravam o 10º aniversário da constituição oficial do Club de Monte-Carlo. Este excelente catálogo apresenta imagens da «Exposição dos 100 Selos e Documentos Filatélicos entre os mais raros do mundo», que inclui peças da colecção do Príncipe do Mónaco, da Rainha Isabel II de Inglaterra, do Museu de Monte-Carlo, de Museus Postais de vários países e de membros do Club de Monte-Carlo. Esta grande Exposição Filatélica teve edição no passado mês de Dezembro, a «MonacoPhil 2015», como noticiei oportunamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário