sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Medalhas da Aviação Militar Portuguesa

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda, tem estado a lançar desde Abril do ano passado, uma colecção de medalhas comemorativas do Centenário da Aviação Militar Portuguesa «Dez Décadas de Força Aérea». Esta colecção é composta por dez medalhas em Prata Proof, lançadas de três em três meses, duas de cada vez, e que mostram as aeronaves mais significativas dos últimos 100 anos, que a Força Aérea Portuguesa utilizou nas suas missões.

Neste mês de janeiro são lançadas as sétima e oitava medalhas, correspondentes às aeronaves que entraram ao serviço nos anos 60 e nos anos 70, o Helicóptero SA3160 Allouette 3, e o Caça-Bombardeiro Fiat G-91, respectivamente. Estas aeronaves foram utilizadas principalmente na guerra em África. O trabalho artístico é de Baiba Sime, e as especificações técnicas das medalhas são: o metal é Prata 925%o, o acabamento é Proof, tem um diâmetro de 36mm e pesa 26,5g.

As medalhas já lançadas anteriormente, mostram as aeronaves: Caudron G3, dos primórdios da aviação; o Caça-Bombardeiro F-16 Fighting Falcon, do século XXI; o Vickers Valparaíso, dos anos 20; o Hawker Osprey, dos anos 30; o Supermarine Spitfire, dos anos 40; e o F-86 Sabre, dos anos 5O.


Sem comentários:

Enviar um comentário