sábado, 9 de janeiro de 2016

Publicações recebidas - Janeiro - 2

Aqui estão mais duas publicações recebidas do associativismo filatélico, uma de um clube e a outra de uma federação, publicações que divulgo regularmente nestas nossas páginas, e que vocês já conhecem. Os nossos amigos de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no Brasil, da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, editaram o nº 71 deste órgão de divulgação «Rio Grande Filatélico», referente aos meses de Outubro a Dezembro de 2015.

Apresenta sempre informação da filatelia local, e das grandes realizações filatélicas do Brasil, assim como artigos temáticos e de história postal. Neste número destaco: de Carlos Torres Gandolfi «El Cartero»; «Os Selos Missionários Havaianos», de Henrique Bunselmeyer Ferreira; e «Esboços, testes, ensaios e provas na filatelia comemorativa brasileira - Emissões de 1945-1946», de Noely Luiz Orsato, entre outros de grande interesse. Parabéns a todos estes amigos filatelistas que divulgam os seus conhecimentos nesta excelente publicação.

A outra publicação é da Federação Filatélica da Áustria, a «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 1 de 2016, no 65º ano de edição. A capa deste número é comemorativa dos 200 Anos do Banco Nacional da Áustria, com uma emissão filatélica no dia 18 de Janeiro, deste selo que está reproduzido aqui. Nesta edição fazem uma homenagem ao Prof. Ernst Fuchs (1930-2015), no artigo «A Arte é uma metáfora para o imortal». Alguns selos austríacos reproduzem obras deste artista.

Todas as classes da filatelia têm artigos de fundo ao longo de todas as edições desta excelente publicação, com estudos muito interessantes da filatelia tradicional, história postal e filatelia temática. Na zona de links desta nossa página, têm uma ligação directa ao site da VÖPh - Verband Österreichischer Philatelistenverein, onde podem ver alguns destes artigos da revista. Para além da muita informação associativa, com datas de reuniões, exposições e conferências de todos os clubes e associações austríacas, apresenta o suplemento «Album», da responsabilidade dos Correios da Áustria, com todos os produtos do mês e outros para o coleccionismo em geral.



Sem comentários:

Enviar um comentário