segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Emissões de Niue e Tokelau

Os Correios da Nova Zelândia lançaram no dia 13 de Outubro, uma emissão filatélica que assinala a participação de naturais de Niue na Primeira Grande Guerra. No mesmo dia emitiram uma série de dez selos para o território de Tokelau, que assinala a Semana da Língua e da Cultura de Tokelau.

O ano de 2015 marca o centenário da participação de homens de Niue, nas Forças Expedicionárias da Nova Zelândia, na Primeira Grande Guerra Mundial. Foi uma participação breve e com muitas dificuldades e sofrimento, que os oito selos emitidos em Outubro representam. Assim, podemos ver: como era a vida em Niue no início do século XX; os homens em treino no Campo Narrow Neck, em Auckland; o embarque para o Egipto; a insígnia do batalhão neo-zelandês; a construção de trincheiras em Armentières, na França; o hospital de convalescença na aldeia de Hornchurch, em Inglaterra; a recuperação e os cuidados médicos, em Auckland; e o Memorial aos Mortos de Nieu. Para além dos oito selos, foi emitida uma folha miniatura com a série, foram editados dois sobrescritos de primeiro dia e um pack de apresentação, tudo com trabalho gráfico dos Serviços Postais da Nova Zelândia.

A outra emissão, foi para assinalar a Semana da Língua e da Cultura do Arquipélago de Tokelau, uma forma de incentivar os naturais a usarem a sua língua em casa e nas comunidades no exterior, mantendo viva a língua e a cultura deste povo. Enquanto que no ano de 2014 esta emissão continha frases básicas, esta de 2015 apresenta números de 1 a 10, e um objecto da vida quotidiana ou da cultura de Tokelau. Os selos representam: a árvore pandanos, usada para a construção de canoas; as duas caixas de equipamento para a pesca; os três atóis de Atafu, Nukunonu e Fakaofo; quatro wickets, para o jogo do cricket; cinco caranguejos; seis borboletas, sete peixes, oito abanos; nove canoas; e dez anzóis. A autora dos desenhos é Hannah Stancliffe-White, dos Correios da Nova Zelândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário