segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Novidades Filatélicas da Gronelândia

Os Correios da Gronelândia enviaram o primeiro número deste ano da publicação «Greenland Collector», que divulga as primeiras emissões filatélicas de 2016, lançadas no passado dia 18 de Janeiro. A bonita capa desta publicação, mostra alguns selos das novas emissões, e a imagem deslumbrante de um local deste território.

E o primeiro selo é dedicado às crianças, desenhado por Julie Hardenberg, com uma sobretaxa de uma coroa dinamarquesa para a Instituição dos Direitos das Crianças da Gronelândia - MIO. O selo foi impresso no Canadá, por Lowe-Martin Group, tem o valor facial de 12 coroas, e a sobretaxa é para um fundo de protecção e ajuda a crianças desprotegidas. É apresentado em folha miniatura com quatro selos, que mostra duas crianças com balões que apresentam o símbolo do MIO.

A seguir temos uma série de dois selos da emissão conjunta da SEPAC - Administrações Postais de pequenos países europeus, uma organização que tem catorze membros. Esta emissão conjunta deste ano, representa imagens de Estações do Ano, e aqui podemos ver uma imagem do Inverno na Gronelândia, com cães a puxar um trenó, e no outro selo de 27 coroas dinamarquesas, dois turistas a visitarem a Gronelândia no Verão, num trabalho fotográfico de Mads Pihl.

Ainda temos uma terceira emissão filatélica, também lançada neste dia 18 de Janeiro, quatro selos que representam trajes típicos femininos da Gronelândia, com trabalho artístico de Lisbeth Karline, e impressão de Lowe-Martin Group, do Canadá. Editaram uma carteira com duas séries de selos auto-adesivos. Os trajes representados são de vários locais deste território.

Os Correios da Gronelândia estão a promover um concurso entre todos os filatelistas, para a escolha do Melhor Selo de 2015. O premiado pode ganhar dez mil coroas. Deixei aqui uma ligação ao site desta Administração Postal, para que todos possam participar nesta eleição.






Sem comentários:

Enviar um comentário