quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Catálogo das Perfurações Postais Portuguesas

Acaba de ser lançado pelo Clube Filatélico de Portugal, que o editou, o «Catálogo das Perfurações Postais Portuguesas», uma importante obra da Literatura Filatélica da autoria do filatelista Luís Armando Barroso. É uma obra especializada, mas que é muito útil para todos os filatelistas, porque dá a conhecer o que são as perfurações, e como se distinguem os furos que todos nós já vimos em selos postais.

E tal como refere o autor na sua introdução a este catálogo, muitos de nós filatelistas e coleccionadores, no início das nossas colecções, víamos estes selos como inutilizados e sem valor para coleccionar. Tudo mudou quando se começou a perceber que esta técnica era uma forma de segurança para as empresas que enviavam grande volume de correspondência. Para impedir os roubos dos selos, que podiam ser devolvidos à Administração Postal, as empresas começaram a perfurar os selos com os seus símbolos ou letras do nome.

E quando há algo novo que pode ser coleccionado, aparecem logo os coleccionadores a juntar para mais tarde estudar e desenvolver os temas. Foi assim com a filatelia, com a numismática, com todas as formas e objectos coleccionáveis, e com os selos perfurados, que agora podemos conhecer melhor com este «Catálogo das Perfurações Postais Portuguesas», que o autor vinha a publicar em artigos especializados no Boletim do Clube Filatélico de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário